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PedagogiaDiversos (13)


EXERCÍCIOS - Exercício 404

  • (VUNESP 2022)

No Brasil, entre 1988 e 2002, foi construído o complexo “medida-avaliação-informação”, como demonstra Dirce Nei Teixeira de Freitas (2007), em estudo que também dimensiona a importância que ele teve na regulação da educação básica nacional. A autora analisa a orientação para a descentralização dessas avaliações externas, assim como sua reorientação para a centralização e o subsídio a estados e municípios para suas avaliações próprias, com alto custo financeiro e a produção de “grande volume de informações”. Ao refletir sobre o uso dessas informações para melhorar a educação, Freitas endossa parecer de autoridade técnica do Inep sobre a necessidade de levar os recursos conceituais e metodológicos assim acumulados às escolas e trabalhar a avaliação em seu interior para que os professores se apropriem efetivamente dela e se conscientizem de sua importância para a estruturação de processos de mudanças. Com esse trabalho dentro das escolas, estar-se-ia reconhecendo que somente uma boa e séria avaliação interna permitirá às escolas


A) a superação dos danos da promoção automática.

B) a preparação dos alunos para a competitividade social.

C) uma calibragem de conteúdos às capacidades individuais.

D) o treino dos alunos para o sucesso nas avaliações externas.

E) a construção de um diálogo efetivo com a avaliação externa.


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