Procura

PedagogiaDiversos (13)


EXERCÍCIOS - Exercício 390

  • (VUNESP 2022)

Um termo de fundamental importância para os educadores é “currículo”. Em Moreira e outros (2007), constatamos que são muitas as concepções desse termo, mas, grosso modo, pode-se dizer que currículo escolar é um percurso educacional, um conjunto contínuo de situações de aprendizagem às quais um indivíduo se vê exposto ao longo de sua educação formal. De maneira geral, os currículos escolares costumam ser classificados em 3 tipos: Formal, Real e Oculto. Referindo-se a este último, Moreira e Candau (in Moreira e outros, 2007) afirmam que “a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar”; tais autores alegam que o currículo oculto envolve, dominantemente,


A) informações e orientações emanadas dos órgãos centrais.

B) elementos pensados anteriormente ao contato efetivo entre professores e estudantes.

C) aquilo que foi idealizado pelo professor, com base nas experiências acumuladas ao longo de sua vida docente.

D) atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

E) os conhecimentos adquiridos apenas no ambiente escolar, os quais, por vezes, divergem dos costumes quer familiares quer dos da sociedade onde a escola se insere.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 391

Vamos para o Anterior: Exercício 389

Tente Este: Exercício 236

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+