MedicinaDoenças infecto-parasitárias (4)
- (IESES 2022)
As leishmanioses são infecções tropicais causadas por espécies de protozoários do gênero Leishmania Estimativas sugerem que cerca de 1,6 milhões e novos casos ocorram por ano. Contudo, essa infecção, ainda, é bastante negligenciada, apesar de ser um sério problema de saúde, causando morbidade e mortalidade significativa em vários países distribuídos pela Europa, África, Ásia e América. A transmissão ocorre através da picada de flebotomíneos (Lutzomyiaspp) fêmeas infectadas com o parasito. O quadro geral mostra, nos diversos órgãos acometidos, hipertrofia e hiperplasia do sistema fagocíticomononuclear, com amastigotas no interior das células. Os órgãos mais acometidos pela enfermidade são o fígado, o baço, a medula óssea, os linfonodos, rins, pulmões e o tecido linfoide intestinal.
Com relação aos padrões de alterações morfológicos apresentadas no fígado, é correto afirmar:
A) Padrão nodular: ocorre nas formas crônicas de longa duração da doença, em que se observa fibrose intrabular, difusa, que atrofia as lâminas de hepatócitos, comprime os sinusoides e pode produzir sinais de hipertensão portal.
B) Padrão Globular: A coloração para reticulina revela fibras colágenas nos espaços de Disse, onde também se pode encontrar imunoglobulinas (IgM, IgG e IgA) e material antigênico dos parasitos (por imuno-histoquímica). Essa fibrose é conhecida por fibrose de Rogers e é semelhante àquela vista na sífilis congênita.
C) Padrão fibrogênico:formam-se agregados de células mononucleares (plasmócitos, linfócitos T CD4 e macrófagos) com escassos parasitos de permeio. Granulomas verdadeiros raramente são encontrados nas amostras de tecido, mas alterações do padrão típico se superpõem a estes achados. A imunohistoquímica pode aqui também ser arma valiosa na confirmação do diagnóstico.
D) Padrão nodular: formam-se agregados de células mononucleares (plasmócitos, linfócitos T CD4 e macrófagos) com escassos parasitos de permeio. Granulomas verdadeiros raramente são encontrados nas amostras de tecido, mas alterações do padrão típico se superpõem a estes achados. A imunohistoquímica pode aqui também ser arma valiosa na confirmação do diagnóstico.
E) Padrão fibrogênico: formam-se agregados de células mononucleares (plasmócitos, linfócitos T CD4 e macrófagos) com escassos parasitos de permeio.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 440
Vamos para o Anterior: Exercício 438
Tente Este: Exercício 212
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina