MedicinaDoenças infecto-parasitárias (4)
- (FADENOR 2022)
Sobre a leishmaniose, pode-se afirmar:
A) O controle da leishmaniose deve ser abordado sob cinco aspectos: vigilância epidemiológica, medidas de atuação na cadeia de transmissão, medidas educativas, medidas administrativas e tratamento medicamentoso do animal infectado.
B) Os critérios de cura são laboratoriais, cuja completude se dá com a negativação do parasitismo em biópsia na cicatriz, e devem ser observados: curva térmica normal, redução da hepatoesplenomegalia e melhora dos parâmetros do hemograma.
C) A doença pode se manifestar com lesões inflamatórias nas mucosas do nariz ou da boca e, após três semanas, aparece, na leishmaniose visceral, uma pequena pápula avermelhada que vai aumentando de tamanho até formar uma ferida recoberta de crosta.
D) A droga de primeira escolha é o antimonial pentavalente e, mesmo com o tratamento adequado, a ocorrência de recidiva e o comprometimento mucoso na leishmaniose tegumentar é frequente, sendo de 2% nos casos tratados, e 10% nos casos não tratados.
E) A anfotericina B é uma droga cardiotóxica, hepatotóxica e nefrotóxica contraindicada em gestantes, cardiopatas, pacientes com insuficiência renal e em uso de betabloqueadores; então, nessas condições, recomenda-se o antimoniato de N-metil glucamina como fármaco de primeira escolha para o tratamento da leishmaniose .
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 431
Vamos para o Anterior: Exercício 429
Tente Este: Exercício 13
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina