Procura

MedicinaDoenças infecto-parasitárias (4)


EXERCÍCIOS - Exercício 192

  • (COSEAC 2021)

O vírus zika (ZIKV) e suas complicações representam um novo tipo de ameaça à saúde pública, com consequências em longo prazo para as famílias, para a comunidade e para os países. Quanto a esse problema, pode-se afirmar:


A) A investigação laboratorial de zika se dá por meio do RT-PCR de amostras de pacientes que apresentem exantema maculopapular pruriginoso, acompanhado de ddois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: febre ou hiperemia conjuntival sem secreção e sem prurido ou poliaartralgia ou edema periarticular.

B) O zika vírus (ZIKV), assim como o vírus da dengue, é transmitido primariamente pela picada de mosquitos do gênero Aedes infectados, sobretudo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus , não existindo outras formas de transmissão conhecidas.

C) Toda gestante que apresentar exantema deverá ser investigada para se detectar infecção pelo zika vírus, diante da associação entre o ZIKV e a ocorrência de microcefalias. Havendo a confirmação sorológica, essa ocorrência merece ser notificada.

D) Todos os casos suspeitos de microcefalia relacionados ou não ao vírus zika devem ser notificados no Sistema Nacional de Agravos e Notificação – SINAN ou no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos – SINASC (não há necessidade de notificar em ambos).

E) As manifestações da infecção intrauterina pelo ZIKV são mais graves, quando ocorrem no primeiro e no segundo trimestres de gestação, e variam desde morte fetal até várias anormalidades congênitas, que incluem baixo peso no nascimento, poli-hidrâmnio, anasarca, artrogripose, perda auditiva, assim como malformações oculares e no SNC.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 193

Vamos para o Anterior: Exercício 191

Tente Este: Exercício 222

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Medicina






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+