Procura

PsicologiaPiaget


EXERCÍCIOS - Exercício 229

  • (AMAUC 2022)

Considerando as motivações gerais da conduta e do pensamento, existem funções constantes e comuns a todas as idades. Ao lado das funções constantes, é preciso distinguir as estruturas variáveis, e é precisamente a análise dessas estruturas progressivas ou formas sucessivas de equilíbrio que marca as diferenças ou oposições de um nível da conduta para outro. Existem, então, seis estágios do desenvolvimento, segundo Piaget, que marcam o aparecimento das estruturas sucessivamente construídas. Assim, marque a alternativa que está CORRETA com relação aos estágios do desenvolvimento.


A) A cada instante a ação é desequilibrada pelas transformações que aparecem, e cada nova conduta vai funcionar não só para restabelecer o equilíbrio, como também para tender a um equilíbrio mais estável no estágio posterior, como prevenção.

B) Cada estágio é caracterizado pela aparição de estruturas originais, cuja construção o distingue dos estágios anteriores. As novas características surgem sem quaisquer relações com os estágios ulteriores.

C) O desenvolvimento mental aparecerá em sua organização progressiva como uma acomodação mais precisa da realidade.

D) Sobre os mecanismos funcionais comuns a todos os estágios, pode-se dizer, de maneira geral, que toda ação só é executada quando impulsionada por um motivo e este se traduz sob forma de necessidade.

E) Os mecanismos funcionais explicam o conteúdo ou a estrutura das diferentes necessidades, pois cada uma dentre elas é relativa à organização do nível considerado.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 230

Vamos para o Anterior: Exercício 228

Tente Este: Exercício 221

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=16.93ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=1.03ms))((ts_substr_im=1.02ms))
((total= 20ms))