PsicologiaPiaget
- (FCC 2018)
Um dos temas mais frequentes nas obras em que Piaget trata de educação é, muito provavelmente, a oposição existente em dois tipos de relações interindividuais, a coação e a cooperação. No primeiro caso, a criança pequena tende a considerar
A) as regras e ordens vindas de figuras de respeito e autoridade como obrigatórias, configurando uma moral heterônoma.
B) a família como fonte disciplinadora central, pois só essa última percebe as intenções por detrás dos atos infantis.
C) a razão e a emoção como motivos suficientes para obedecer, por não saber ainda lidar com sentimentos distintos e contraditórios.
D) a pressão moral dos adultos como negativa, situação que gera a revolta necessária para alcançar a necessária cooperação.
E) os imperativos formais, que se manifestam, na conduta, como obediência servil e unilateral às lideranças positivas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3
Vamos para o Anterior: Exercício 1
Tente Este: Exercício 48
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia