Procura

Educação físicaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 113

  • (FCC 2016)

Por envolver um grande número de variáveis, especialistas em desenvolvimento infantil reconhecem que o desenvolvimento afetivo é difícil de medir objetivamente. A ausência de afirmativas não impede que programas de Educação Física pautados em uma abordagem desenvolvimentista se preocupem em promover ações que possam ter impactos no desenvolvimento do autoconceito e na socialização positiva das crianças e adolescentes. Diante dessa preocupação, cabe ao professor considerar alguns aspectos quando organiza o plano de ensino, sobretudo no que diz respeito


A) ao professor, que envolvem: o interesse no aprendiz, a organização da tarefa em acordo com o nível de desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo de cada criança, a organização da tarefa em uma sequência em acordo com o grau de dificuldade, a individualização das instruções e o encorajamento.

B) ao ambiente das aulas, que envolve: as instalações, as considerações de segurança, o equipamento disponível e as suas condições, o tamanho do grupo, o tempo da aula, as limitações do espaço e a separação das crianças por gênero e grau de eficiência locomotora.

C) às tarefas, que envolvem: o grau de complexidade, os riscos de acidentes que ela propicia, o grau de liberdade que a tarefa permite, o padrão de formação (individual, duplas, trios etc.), a origem cultural (nação, região, passado, mídia).

D) ao aprendiz, que envolvem: o estágio do desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo, o nível de aptidão física, o nível de aprendizagem das habilidades do movimento, a opção sexual e a sua origem étnica racial.

E) à escola, que envolvem: os códigos disciplinares, os objetivos dos familiares em relação à formação de seus filhos, o ranking em que a escola se encontra frente às demais, a classificação dos alunos e a promoção de eventos esportivos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 114

Vamos para o Anterior: Exercício 112

Tente Este: Exercício 346

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=26.75ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=2.93ms))((ts_substr_im=3.20ms))
((total= 33ms))