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HistóriaMedievalidade europeia


EXERCÍCIOS - Exercício 11

  • (NC-UFPR 2016)

Mais importante que um conteúdo de história de caráter fatual, é necessário que, no Ensino Fundamental, os alunos construam noções temporais básicas para se localizarem e se organizarem no tempo histórico, diferenciarem e relacionarem temporalidades, identificarem referências e medições temporais e perceberem a existência de diferentes ritmos e épocas. Nesse sentido, mesmo aqueles conteúdos do ensino tradicional podem constituir recursos de que o professor lança mão para implementar a construção dos conceitos.

(BERGAMASCHI, Maria Aparecida. O tempo histórico no ensino fundamental . Caxambu/MG: ANPED, 2000. p. 2)

Em relação ao Ensino Fundamental, a proposta apresentada pela autora sustenta que




A) o tempo, como categoria da história, é uma convenção social.

B) a periodização tradicional, como recurso didático, deve ser mantida.

C) a biografia individual, como estratégia metodológica, precisa ser priorizada.

D) o procedimento dedutivo, como processo analítico, pressupõe conceitos objetivos.


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