HistóriaMedievalidade europeia
- (IBADE 2020)
“A partir do século XIV, mas sobretudo a partir do século XV, alguns poetas e escritores, especialmente italianos, tiveram o sentimento de que evoluíam em uma nova atmosfera, e de que eram ao mesmo tempo o produto e os iniciadores dessa cultura inédita. Quiseram então definir, de modo pejorativo, o período do qual eles pensavam afortunadamente sair. Esse período, se terminasse com eles, teria começado aproximadamente com o fim do Império Romano, época que, aos seus olhos, encarnava a arte e a cultura, que havia testemunhado o surgimento de grandes autores [...] Desse modo, o período que eles buscavam definir tinha como única particularidade o fato de ser intermediário entre uma Antiguidade imaginária e uma modernidade imaginada, a que eles deram o nome de “idade média”. (LEGOFF, J. A história deve ser dividia em pedaços? São Paulo: Editora Unesp, 2015, p.26)
Acerca da Idade Média é correto afirmar que:
A) o termo Idade Média era amplamente utilizado no Ocidente cristão ao longo de toda Idade Moderna que a sucedeu.
B) foi necessário esperar até o século XVIII e o romantismo para que a Idade Média perdesse sua conotação negativa.
C) a Escola dos Annales, embora revolucionária, acabou por se tornar uma barreira para a reabilitação da Idade Média como uma época criativa e com seus brilhos próprios.
D) a noção da Idade Média como uma “Idade das Trevas” é amplamente aceita na comunidade acadêmica internacional, e particularmente no Brasil.
E) apenas com o chamado advento da Nova História Cultura no final dos anos 1980 é que conseguimos ter estudos relevantes e sérios sobre a Idade Média.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 37
Vamos para o Anterior: Exercício 35
Tente Este: Exercício 43
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História