HistóriaMedievalidade europeia
- (IBADE 2020)
“O feudalismo medieval nasceu no seio de uma época infinitamente perturbada. Em certa medida, ele nasceu dessas mesmas perturbações. Ora, entre as causas que contribuíram para criar ou manter um ambiente tão tumultuoso, algumas existiam completamente estranhas à evolução interior das sociedades europeias. Formada alguns séculos antes, no escaldante cadinho das invasões germânicas, a nova civilização ocidental, por seu lado, aparecia como uma cidadela sitiada ou, melhor, mais do que semi-invadida. E por três lados ao mesmo tempo: ao sul, pelos fiéis do Islão, Árabes ou Arabizados; a este, pelos Húngaros, ao norte, pelos Escandinavos”
(BLOCH, M. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 71, 1979, pp. 18-19).
Acerca da período medieval europeu, é correto afirmar que:
A) limitado por estes três blocos - o maometano, o bizantino e o eslavo- incessantemente ocupado, além disso, desde o século X com o alargamento das suas fronteiras instáveis, o feixe romano-germânico conseguia seguramente apresentar em si mesmo uma homogeneidade perfeita.
B) O mundo muçulmano, com o mundo bizantino, exerceu sobre o Ocidente, até ao século XII, uma verdadeira hegemonia econômica: as únicas moedas de ouro que circulavam ainda nas nossas regiões saíam das oficinas gregas ou árabes, ou então, tal como muitas outras moedas de prata, imitavam-lhes as cunhagens.
C) O paganismo nórdico não opôs uma séria resistência ao cristianismo. Algumas das razões internas que facilitaram a derrota final se deveram ao fato de que Escandinávia não opunha qualquer grupo análogo ao clero, fortemente organizado, dos povos cristãos.
D) Das últimas invasões, o Ocidente saiu pouco prejudicado. As próprias cidades haviam sido poupadas, pelo menos pelos escandinavos e, muitas delas, após a pilhagem ou o abandono, se recompuseram mais espetacularmente das suas ruínas.
E) A constituição do feudo como unidade básica da economia se deu principalmente por causa das instituições religiosas dos diversos povos chamados de bárbaros, que permaneceram de forma não estruturada na mentalidade europeia.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 36
Vamos para o Anterior: Exercício 34
Tente Este: Exercício 33
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História