DiversosDiversos (48)
- (CESPE / CEBRASPE 2022)
Texto CG1A1-I
É uma falácia comum supor que mudanças graduais,
pequenas, só podem engendrar resultados graduais, incrementais.
Mas esse é um raciocínio linear, que parece ser nosso modo
padrão de pensar a respeito do mundo. Isso pode decorrer do
simples fato de que a maior parte dos fenômenos perceptíveis
para os seres humanos, em escalas de tempo e de magnitude
habituais e dentro do escopo limitado de nossos sentidos, tende a
seguir direções lineares — duas pedras parecem duas vezes mais
pesadas que uma; é necessária uma quantidade de comida três
vezes maior para alimentar um número três vezes maior de
pessoas, e assim por diante. No entanto, fora da esfera das
ocupações humanas práticas, a natureza está cheia de fenômenos
não lineares. Processos de extrema complexidade podem emergir
de regras ou partes enganosamente simples, e pequenas
mudanças num fator subjacente a um sistema complexo podem
engendrar mudanças radicais e qualitativas em outros fatores que
dele dependem.
Pense neste exemplo muito simples: imagine que você
tenha um bloco de gelo na sua frente e esteja aquecendo-o pouco
a pouco. Na maior parte do tempo, o aquecimento por um grau a
mais não causa nenhum efeito interessante: a única coisa que
você tem e que não tinha um minuto atrás é um bloco de gelo
ligeiramente menos gelado. Mas, então, chega-se a 0 °C e, assim
que essa temperatura crítica é atingida, você vê uma mudança
abrupta, espetacular. A estrutura cristalina do gelo desagrega-se,
e, de repente, as moléculas de água começam a escorregar e a
fluir livremente umas em torno das outras. Sua água congelada
torna-se líquida, graças a um grau crítico de energia térmica.
Nesse ponto-chave, mudanças incrementais cessaram de ter
efeitos incrementais e precipitaram uma súbita mudança
qualitativa chamada transição de fase.
Vilayanur Subramanian Ramachadran. O que o cérebro tem para contar:
desvendando os mistérios a natureza humana. Rio de Janeiro:
Zahar, 2014, p. 32-3 (com adaptações).
Em relação a aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue o item subsecutivo.
A substituição da forma verbal “podem” (primeiro período
do primeiro parágrafo) por possam manteria a correção
gramatical e a coerência do texto.
C) Certo
E) Errado
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 298
Vamos para o Anterior: Exercício 296
Tente Este: Exercício 234
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos