Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (28)


EXERCÍCIOS - Exercício 203

  • (UFPR 2022)

O texto a seguir é referência para a questão.

“A pobreza é normalmente definida como uma condição humana de privação de recursos monetários (renda familiar) necessários para uma vida digna. Em termos práticos, como será mostrado, a pobreza monetária pode estar caracterizada por um limiar absoluto, ou seja , uma medida que identifica aqueles que não atingem um padrão mínimo de subsistência; ou por um limiar relativo, uma medida que reflete a posição dos menos bem colocados na sociedade. Nos últimos anos, entretanto, tal ideia de pobreza unidimensional começa a ser questionada e dá espaço às compreensões multidimensionais, concentradas nas privações relacionadas ao bem-estar do indivíduo. (...) Exploramos o argumento de que viver em situação de pobreza engloba múltiplas desvantagens sociais, cuja mensuração requer a combinação dos limiares absolutos e relativos.”

(Katarina Pitasse Fragoso, Izabella Martins Grapengiesser, Anne-Sophie Madl. Publicado em 20 de dezembro de 2021. Nexo jornal. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2021/Por-que-%C3%A9-necess%C3%A1rio-compreender-a-pobreza-al%C3%A9m-da-sua-dimens%C3%A3o-monet%C3%A1ria?utm_medium=Email&utm_campaign=NLDurmaComEssa&utm_source=nexoassinantes.)


Assinale a alternativa que expressa corretamente as ideias centrais do texto.


A) As autoras afirmam que é com base na aferição dos fatores monetários que é possível construir um argumento em defesa dos menos bem colocados na sociedade.

B) Relativizando a pobreza, as autoras defendem a ideia de que não basta olhar para os menos bem colocados na sociedade, sendo que para mensurar a pobreza é necessário combinar a avaliação monetária dos mais bem sucedidos.

C) As autoras defendem a meritocracia, apontando para uma argumentação que visa a proteção e defesa na sociedade daqueles que merecem, em decorrência de esforços individuais, o sucesso financeiro.

D) Para as autoras, a vida digna é um valor a ser defendido e, embora seja uma aferição monetária unidimensional, ainda é a melhor abordagem para mensurar o acesso às condições mínimas de vida e sobrevivência.

E) Para as autoras, a concepção de pobreza considerando apenas a dimensão financeira é ultrapassada, tendo em vista que há outras desvantagens sociais que precisam ser consideradas nessa mensuração.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 204

Vamos para o Anterior: Exercício 202

Tente Este: Exercício 23

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+