Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (27)


EXERCÍCIOS - Exercício 382

  • (IBADE 2022)

Leia o fragmento do texto abaixo:
Vi a foto e me apaixonei pela ilha. Não me apaixonei pela realidade, mas pela ilha imaginária que guardei para mim. Migingo é uma ilha tartaruga que flutua no Lago Vitória.
Uma ilha tartaruga, porque inteiramente coberta por uma carapaça de tetos metálicos, os tetos dos casebres de uma só janela e porta feitos de chapas de alumínio corrugadas, e mais os telhados dos 15 bares, o da farmácia, o do salão de beleza, e os dos inúmeros bordéis. Parece que os hotéis têm o mesmo telhado.
(COLASANTI, Marina. Minha ilha pequena. Disponível em: https://www.significados.com. br/cronica/.Adaptado).

Infere-se do texto que:


A) O personagem tem sua própria visão da ilha, seu sentimento e sua percepção sobre os elementos presentes nela, ainda que não condigam com a realidade.

B) A paixão pela ilha é configurada no fato de que a ilha é, na verdade, uma tartaruga que está sempre na superfície do Lago Vitória.

C) Autor se apaixonou pela ilha assim que viu sua foto, não importando a realidade nela presente, pois seu desejo o fez partir para aquele lugar imediatamente.

D) A ilha é repleta de tartarugas com seus cascos envoltas em carapaças que lembram as telhas dos casebres que, por sua vez, também eram metálicas.

E) A ilha é repleta de bares, repleta de farmácias e salão de beleza, além dos bordéis cujos telhados são idênticos aos dos hotéis.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 383

Vamos para o Anterior: Exercício 381

Tente Este: Exercício 290

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=21.34ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.92ms))((ts_substr_c=0.95ms))((ts_substr_im=0.92ms))
((total= 24ms))