Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (27)


EXERCÍCIOS - Exercício 257

  • (ADM&TEC 2022)

Texto para a questão a seguir:

O ensino da probabilidade e da estatística

Por Celi Espasandin, 2008. Trecho adaptado.

O desenvolvimento da estatística e da probabilidade, nas escolas da Educação Básica, tem sido alvo de pesquisas em algumas partes do mundo. Atualmente, observa-se publicações de muitos pesquisadores a respeito do ensino dessas disciplinas, procurando justificar a relevância do assunto dentro do currículo escolar.

De acordo com Shaughnessy (1992, 2007), a pesquisa em estatística tem sido verdadeiramente interdisciplinar. Educadores matemáticos e estatísticos contribuíram amplamente para esse tema nos últimos anos, e o estágio de pesquisa apresenta-se demais eclético para que seja possível uma síntese.

No início dos anos de 1980, Mendoza e Swift (1981) destacaram que a estatística e a probabilidade deveriam ser ensinadas para que todos os indivíduos pudessem ter habilidades úteis para atuarem na sociedade. Atualmente, as propostas curriculares de matemática, em todo mundo, dedicam atenção especial a esses temas, enfatizando que o estudo deles é imprescindível para que as pessoas possam analisar índices de custo de vida, realizar sondagens, escolher amostras e tomar decisões em várias situações do cotidiano.

A competência nos assuntos de estatística e probabilidade permite aos alunos uma sólida base para desenvolverem estudos futuros e atuarem em áreas científicas como a biologia e as ciências sociais, por exemplo. Além disso, ao considerarmos o mundo em rápida mudança como o que estamos vivendo, é imprescindível o conhecimento da probabilidade de ocorrência de acontecimentos para agilizarmos a tomada de decisão e fazermos previsões.

As situações de pesquisa e orientação de professores no que se refere ao ensino da estatística e da probabilidade na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio contribuem para o desenvolvimento da capacidade de crítica e a autonomia dos alunos para que eles exerçam plenamente sua cidadania, ampliando suas possibilidades de êxito na vida pessoal e profissional. É claro que apenas o estudo desses temas não é suficiente, mas sem dúvida permite ao estudante desenvolver habilidades essenciais, como a análise crítica e a argumentação. Tais assuntos são tão importantes no currículo de matemática da Educação Básica quanto o estudo da geometria, da álgebra ou da aritmética que, trabalhadas significativamente, também contribuem para essa formação.

Não basta ao cidadão entender as porcentagens expostas em índices estatísticos, como o crescimento populacional, taxas de inflação, desemprego... É preciso analisar e relacionar criticamente os dados apresentados, questionando e ponderando até mesmo sua veracidade. Assim como não é suficiente ao aluno desenvolver a capacidade de organizar e representar uma coleção de dados, faz-se necessário interpretar e comparar esses dados para tirar conclusões. Dessa forma, é possível termos cidadãos mais atuantes e interessados com os temas críticos da nossa sociedade.


Leia o texto 'O ensino da probabilidade e da estatística' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I.As situações de pesquisa e orientação de professores no que se refere ao ensino da estatística e da probabilidade na Educação Básica contribuem para o desenvolvimento da capacidade de crítica e a autonomia dos alunos, de acordo com o texto.

II.A proposta central do texto é a de que o ensino da probabilidade e da estatística é tão importante no currículo da Educação Básica que se sobrepõe ao estudo da geometria, da álgebra e até mesmo da aritmética.

III.A autora do texto defende a ideia de que a capacidade de analisar e de relacionar criticamente os dados apresentados, fazer questionamentos e, até mesmo, ponderar sua veracidade, são habilidades relevantes que podem ser desenvolvidas com o correto ensino e aprendizagem da probabilidade e da estatística.
Marque a alternativa CORRETA:


A) Nenhuma afirmativa está correta.

B) Apenas uma afirmativa está correta

C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

D) Todas as afirmativas estão corretas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 258

Vamos para o Anterior: Exercício 256

Tente Este: Exercício 15

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=8.67ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.75ms))((ts_substr_c=2.45ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 13ms))