PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (26)
- (FUVEST 2022)
No ensaio “Literatura e escola: antilições”, Ivete Lara C. Walty aponta que:
“[...] o discurso didático esvazia o texto literário de seu potencial, congelando-o em definições e classificações, ou usando-o com outros objetivos tais como transmitir conhecimentos, ensinar regras morais, refletir sobre drogas ou aborto na adolescência e, principalmente, ensinar regras gramaticais. ”
In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, Z. V. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
De acordo com a autora, isso ocorreria, pois a escola:
A) É incapaz de estabelecer uma relação adequada com a instituição literária.
B) Não deveria trabalhar com o discurso literário.
C) Não estabelece normas rígidas e regras claras para o trabalho com a literatura.
D) Utiliza um excesso de didatismo em seu trabalho com a literatura.
E) Não produz um leitor obediente que seja capaz de reproduzir enunciados textuais.
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