Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (26)


EXERCÍCIOS - Exercício 421

  • (FUVEST 2022)

“A prática de leitura de textos deve fazer parte de todas as disciplinas que compõem o currículo escolar”, afirma Maria do Rosário Mortatti Magnani, em Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto(2001).
A autora observa que certos “artifícios” dos livros didáticos, embora mantenham o aluno ocupado, “não propiciam uma visão de totalidade” e não garantem “uma leitura crítica e transformadora da realidade”.
Na área da língua portuguesa, dentre tais “artifícios” a serem evitados pelos livros didáticos, seguindo o raciocínio da autora, identifica-se:


A) o uso de tirinhas e charges.

B) a subdivisão de unidades em “leitura”, “gramática” e “interpretação.

C) a tendência a ilustrar o texto original de forma artificial.

D) o uso recorrente de literatura infanto-juvenil.

E) o predomínio de textos adaptados e fragmentados.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 422

Vamos para o Anterior: Exercício 420

Tente Este: Exercício 323

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=41.80ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.66ms))((ts_substr_c=1.36ms))((ts_substr_im=0.80ms))
((total= 45ms))