PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (26)
- (FUVEST 2022)
“A prática de leitura de textos deve fazer parte de todas as disciplinas que compõem o currículo escolar”, afirma Maria do Rosário Mortatti Magnani, em Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto(2001).
A autora observa que certos “artifícios” dos livros didáticos, embora mantenham o aluno ocupado, “não propiciam uma visão de totalidade” e não garantem “uma leitura crítica e transformadora da realidade”.
Na área da língua portuguesa, dentre tais “artifícios” a serem evitados pelos livros didáticos, seguindo o raciocínio da autora, identifica-se:
A) o uso de tirinhas e charges.
B) a subdivisão de unidades em “leitura”, “gramática” e “interpretação.
C) a tendência a ilustrar o texto original de forma artificial.
D) o uso recorrente de literatura infanto-juvenil.
E) o predomínio de textos adaptados e fragmentados.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 422
Vamos para o Anterior: Exercício 420
Tente Este: Exercício 323
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português