Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (26)


EXERCÍCIOS - Exercício 329

  • (VUNESP 2022)

O ano de 1833 aproximava-se do fim. A população de Santa Fé estava alvoroçada, pois confirmara-se a notícia de que em 1834 o povoado seria elevado a vila. No entanto o assunto preferido de todas as rodas era a política. Gente bem informada, vinda de Porto Alegre e do Rio Pardo, contava histórias sombrias. Depois da abdicação de d. Pedro I, as coisas na Corte andavam confusas. Seu filho, o Príncipe d. Pedro, não podia ser coroado porque era muito criança. Ali mesmo em Santa Fé, bem como acontecia nas carreiras, as pessoas tomavam partido. Uns eram pela maioridade; outros achavam que o melhor mesmo era que uma junta de homens direitos e sábios ficasse no governo. […]
Muitas vezes o pe. Lara ia conversar com o cel. Ricardo no casario de pedra e vinha de lá com “notícias frescas”, que transmitia a alguns amigos na venda do Nicolau ou na do cap. Rodrigo. O cel. Amaral inclinava-se ora para o lado do Partido Restaurador, que desejava a volta de d. Pedro I ao trono, ora para o Partido Liberal de Bento Gonçalves, que se opunha àquele. Os restauradores tinham fundado a Sociedade Militar e Bento Gonçalves trouxera do Rio de Janeiro a promessa do governo central de impedir o funcionamento desse clube, que os liberais classificavam de retrógrado. Tudo parecia resolvido quando o comandante militar da Província, Sebastião Barreto, de novo tentou reerguer a Sociedade. Bento Amaral – que agora era representante em Santa Fé do juiz de paz de São Borja – chegara, havia pouco, de Porto Alegre e contava que a Câmara Municipal dera seu apoio aos liberais e que por sua vez o presidente da Província censurara esse pronunciamento da Câmara. Nas ruas da cidade, liberais e restauradores discutiam, diziam-se nomes, engalfinhavam-se a tapas e socos.
(Erico Verissimo. Um certo capitão Rodrigo . Companhia das Letras, 2005)

De acordo com informações presentes no texto, é correto afirmar que


A) a população da cidade de Santa Fé estava sempre ávida por notícias que chegavam da capital da Província.

B) o cel. Amaral tinha um posicionamento político claro, mas fingia estar dividido para conseguir informações.

C) os habitantes de Santa Fé buscavam se manter neutros nas questões políticas, já que a Corte era implacável com traidores.

D) o governo da época dava acenos de apoio aos liberais no sentido de coibir agremiações com ideias restauradoras.

E) era consensual que uma criança não tinha condições de governar, mas as dissensões se davam por incitação da Câmara.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 330

Vamos para o Anterior: Exercício 328

Tente Este: Exercício 12

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=18.17ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.97ms))((ts_substr_c=4.30ms))((ts_substr_im=1.05ms))
((total= 24ms))