Procura

PortuguêsCoesão e coerência


EXERCÍCIOS - Exercício 411

  • (CS-UFG 2016)

Leia o texto para responder à questão.

Texto I

Educar para colher

Adriana Gomes

Responsabilidade, autoconfiança, habilidades no relacionamento interpessoal, boa comunicação, versatilidade, espírito de equipe, realização de trabalhos com qualidade, automotivação e autogestão são atributos dos bons profissionais e características altamente desejáveis no mercado de trabalho. Entretanto, encontrar todas essas competências em uma só pessoa está cada vez mais difícil.

De qualquer maneira, fica a dica para quem deseja ter sua empregabilidade aumentada em tempos de crise. A mensagem serve também para empresas e instituições de ensino que estejam interessadas em desenvolver seus potenciais (colaboradores e alunos). As competências comportamentais, ou "soft skills", são tão ou mais desejadas que as técnicas. O problema é que elas não são tão fáceis de serem desenvolvidas.

Um trabalho em conjunto entre aqueles que querem aprender e aqueles que podem ensinar só resultaria num círculo virtuoso . Escolas, universidades e a experiência profissional em uma organização favorecem o processo de socialização e a aprendizagem.

Imagine a responsabilidade e a oportunidade que essas instituições, seus gestores e líderes têm nas

mãos de fazer um excelente trabalho, no sentido de informar sobre as melhores práticas, motivar, influenciar e desenvolver o espírito do que é ser um excelente profissional.

O que eu vejo, entretanto, é que falta a muitas empresas e instituições de ensino essa visão de

propósito, de fazer o melhor. Muitos se perdem no caminho, realizando a sua atividade de maneira estanque: aos olhos do aprendiz, as ações parecem sem sentido e desconectadas. As pessoas atuam como reprodutores, sem sentido e sem emoção.

Educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento: implica estimular o raciocínio, ajudar a

aprimorar o senso crítico e as faculdades intelectuais e morais. Quem educa deve oferecer o necessário para que a outra pessoa consiga desenvolver plenamente a sua personalidade.

Agindo como educadores, empresa e escolas poderão contribuir imensamente para o aprimoramento

das competências comportamentais tão desejadas. Essa é uma visão de longo prazo. É preciso investir para poder colher.

Disponível em:http://www1.folha.uol.com.br/colunas/adrianagomes/2014/12/1558384 educar-para-colher.shtml>- . Acesso em: 15 abr. 2016 .


Quanto à coesão entre o primeiro e o segundo parágrafo, o emprego da expressão “De qualquer maneira” justifica-se porque


A) as ideias do segundo parágrafo interessam exclusivamente aos responsáveis pela formação de bons profissionais.

B) os argumentos do segundo parágrafo são apresentados de forma desarticulada.

C) os argumentos, tanto do primeiro quanto do segundo parágrafo, apresentam-se incoerentes.

D) a ideia inicial do segundo parágrafo estabelece uma relação de concessão com a ideia final do primeiro parágrafo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 412

Vamos para o Anterior: Exercício 410

Tente Este: Exercício 456

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+