PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (25)
- (FCC 2022)
Atenção : Considere o texto abaixo para responder a questão.
Quando criança, fui ensinada que a população negra havia sido escrava e ponto, como se não tivesse existido uma vida
anterior nas regiões de onde essas pessoas foram tiradas à força. Disseram-me que a população negra era passiva e que "aceitou" a
escravidão sem resistência. Também me contaram que a princesa Isabel havia sido sua grande redentora. No entanto, essa era a
história contada do ponto de vista dos vencedores, como diz Walter Benjamin.
O que não me contaram é que o Quilombo do Palmares, na serra da Barriga, em Alagoas, perdurou por mais de um século, e
que se organizaram vários levantes como forma de resistência à escravidão, como a Revolta dos Malês e a Revolta da Chibata. Com
o tempo, compreendi que a população negra havia sido escravizada, e não era escrava.
Se para mim, que sou filha de um militante negro e que sempre debati essas questões em casa, perceber essas nuances é
algo complexo e dinâmico, para quem refletiu pouco ou nada sobre esse tema pode ser ainda mais desafiador. O processo envolve
uma revisão crítica profunda de nossa percepção de si e do mundo. Implica perceber que mesmo quem busca ativamente a
consciência racial já compactuou com violências contra grupos oprimidos.
(Adaptado de: RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista . Companhia das Letras, 2019)
De acordo com o texto,
A) a princesa Isabel foi a grande aprisionadora de pessoas negras.
B) a população negra não teve uma história antes da escravidão.
C) os escravizados foram capturados sem o uso da força.
D) a percepção das nuances da escravidão é complicada e variável.
E) o desafio para se compreender a escravidão é maior para os negros.
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