PortuguêsPronomes
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2022)
Releia este trecho, observando o emprego da segunda pessoa do singular.
“Foge dela antes que as coisas assumam proporções maiores, porque, se te casares com essa moça, não contes absolutamente comigo – faze de conta que morri, e morri sem te deixar vintém. Tu és bonito, inteligente, e tens a ventura de ser meu filho; podes fazer um bom casamento”.
Assinale a alternativa em que esse trecho foi reescrito de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, ao empregar o pronome “você”, no lugar de “tu”.
A) Fuja dela antes que as coisas assumam proporções maiores, porque, se se casares com essa moça, não conte absolutamente comigo – faça de conta que morri, e morri sem deixá-lo vintém. Você é bonito, inteligente, e tem a ventura de ser meu filho; pode fazer um bom casamento.
B) Foge dela antes que as coisas assumam proporções maiores, porque, se te casares com essa moça, não contes absolutamente comigo – faça de conta que morri, e morri sem te deixar vintém. Você é bonito, inteligente, e tem a ventura de ser meu filho; podes fazer um bom casamento.
C) Foge dela antes que as coisas assumam proporções maiores, porque, se você se casar com essa moça, não conta absolutamente comigo – faz de conta que morri, e morri sem te deixar vintém. Você é bonito, inteligente, e tem a ventura de ser meu filho; podes fazer um bom casamento.
D) Fuja dela antes que as coisas assumam proporções maiores, porque, se se casar com essa moça, não conte absolutamente comigo – faça de conta que morri, e morri sem lhe deixar vintém. Você é bonito, inteligente, e tem a ventura de ser meu filho; pode fazer um bom casamento.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 242
Vamos para o Anterior: Exercício 240
Tente Este: Exercício 242
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português