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EXERCÍCIOS - Exercício 125

  • (CAIP-IMES 2012)

A CURIOSIDADE BOA
Sim, somos curiosos. Se considerarmos que ser curioso é querer saber, conhecer, desbravar, ir além, somos definitivamente uma espécie dotada de grande curiosidade, e talvez essa seja uma vantagem competitiva que estimula nossa evolução.
Não dá para se habitar um espaço que não se conhece. Qualquer animal ao chegar a um novo lugar trata imediatamente de explorá-lo até entender como pode viver nele, onde estão as melhores fontes de alimento, quais os possíveis perigos, como encontrar abrigo se for necessário. Essa busca de entendimento do ambiente, bem como a necessidade de conhecer novos espaços, pode ser definida como curiosidade, uma qualidade natural e inata, que provoca a exploração, a inspeção e leva à descoberta e à ampliação do conhecimento.
A curiosidade, então, é uma propriedade dos seres vivos, especialmente dos mamíferos, dotados de um córtex mais desenvolvido, portanto mais apto à busca da adaptação ao ambiente. Pois esse instinto animal também existe no homem, e nele ganha outra proporção, bem aplicada. Nos humanos, a curiosidade vai além da necessidade de sobrevivência, passa pela busca do aprimoramento da qualidade de viver e chega à fantástica capacidade de criar novas possibilidades. Sem a curiosidade e a transgressão não seríamos criativos, não teríamos inventado nem uma roda, quanto mais um smartphone ou um robô espacial.
É claro que há diferentes, digamos assim, tipos de curiosidade. Uma coisa é querer entender a essência da matéria e descobrir o átomo, outra é não sossegar até descobrir com quem a colega de escritório está saindo às escondidas e espalhar uma fofoca braba por toda a empresa. Apesar disso, a essência é a mesma: a necessidade humana de transformar o desconhecido em conhecido, deslindando os mistérios, esclarecendo as incógnitas, desnudando as verdades.
Eugenio Mussak – Revista Vida Simples – Edição 123 – outubro 2012.

Relacione a 2ª coluna de acordo com a primeira.

(1) Senhor, Senhora

(2) Vossa Santidade

(3) Vossa Alteza

(4) Vossa Excelência

(5) Vossa Senhoria


( ) Papa.

( ) Altas autoridades.

( ) Pessoas com quem não se tem intimidade, pessoas mais velhas.

( ) Pessoas em situação cerimoniosa.

( ) Príncipe, Princesa.

Assinale a alternativa que contém a identificação das pessoas a quem os pronomes de tratamento se referem.




A) 1 – 2 – 3 – 4 – 5.

B) 2 – 5 – 1 – 4 – 3.

C) 2 – 4 – 1 – 5 – 3.

D) 3 – 2 – 4 – 1 – 5.


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