PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (23)
- (VUNESP 2021)
Leia o texto, para responder à questão.
McLuhan já alertava que a aldeia global resultante das
mídias eletrônicas não implica necessariamente harmonia.
Implica, sim, que cada participante das novas mídias terá um
envolvimento gigantesco na vida dos demais membros, que
terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser e fazer o
uso que quiser das informações que conseguir. A aclamada
transparência da coisa pública carrega consigo o risco de fim
da privacidade e a superexposição de nossas pequenas ou
grandes fraquezas morais no julgamento da comunidade de
que escolhemos participar.
Não faz sentido falar de dia e noite das redes sociais,
apenas em número de atualizações nas páginas e na capacidade dos usuários de distinguir essas variações como relevantes no conjunto virtualmente infinito das possibilidades
das redes. Para achar o fio de Ariadne no labirinto das redes
sociais, os usuários precisam ter a habilidade de identificar
e estimar parâmetros, aprender a extrair informações relevantes de um conjunto finito de observações e reconhecer a
organização geral da rede da qual participam.
O fluxo de informação que percorre as artérias das redes
sociais é um poderoso fármaco viciante. Um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos
jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia” (do inglês nomobophoby, abreviação de “ no-mobile phone phoby ”, ou
“pavor de ficar sem conexão no telefone celular”), descrito
como a ansiedade e o sentimento de pânico experimentado
por um número crescente de pessoas quando acaba a bateria do dispositivo móvel ou quando ficam sem conexão com a
Internet. A informação azul, como toda nova droga, ao embotar a razão e abrir os poros da sensibilidade, pode tanto ser
um remédio quanto um veneno para o espírito.
(Vinícius Romanini, Tudo azul no universo das redes.
Revista USP 92. Adaptado)
Da perspectiva do autor, as redes sociais
A) constituem um refúgio para quem procura alhear-se dos problemas individuais, bem como de suas obrigações com o outro.
B) interferem nas atividades do cotidiano, cumprindo o objetivo de desenvolver afinidades entre os internautas.
C) promovem encontros inesperados, permitindo que o internauta obtenha conhecimentos voltados para ações solidárias.
D) representam uma forma de participação na coletividade permeada pela ameaça de perda da intimidade.
E) instituem um novo padrão de comportamento, voltado principalmente para o aprendizado de princípios morais.
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