PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (23)
- (AMEOSC 2021)
Esta informação representa a
visão de Vygotsky.
(__)A construção do conhecimento da leitura e da
escrita tem uma lógica individual, embora aberta à
interação social, na escola ou fora dela. Neste
processo, a criança passa por etapas, com avanços
e recuos, até se apossar do código linguístico e
dominá-lo. O tempo necessário para o aluno
transpor cada uma das etapas é muito variável. Esta informação representa a visão de Emilia
Ferreiro. (__)Através do Projeto "Pulo do Sapo" - seu
autor/idealizador defende que a escola é um lugar
onde se educa, se ensina e se aprende, o primeiro
estudo escolar que as crianças fazem é a
alfabetização - uma disciplina tecnológica e tem
que ser encarada como ciência exata, ele considera
que a escola brasileira é por demais humanística e
por de menos tecnológica, infelizmente. Ele dentre
todos os métodos da história da alfabetização,
aqueles mais ligados às questões linguísticas do
ensino e da aprendizagem sempre tiveram mais
sucesso. A partir da linguística moderna, ele criou
uma metodologia de alfabetização que é, ao
mesmo tempo, científica e simples de ser aplicada
na escola ou na casa das pessoas. Esta informação
representa a visão de Luiz Carlos Cagliari . (__)Acredita que, na construção do real, os
conhecimentos são elaborados espontaneamente
pela criança, de acordo com o estágio de
desenvolvimento em que ela se encontra. A visão
particular e peculiar (egocêntrica) que as crianças
mantêm sobre o mundo vai, progressivamente,
aproximando-se da concepção dos adultos:
torna-se socializada, objetiva. Esta informação
representa a visão de Paulo Freira . Após análise, assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA dos itens acima, de cima
para baixo:
A) F, F, V, V.
B) F, V, F, V.
C) V, F, F, V.
D) V, V, V, F.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 201
Vamos para o Anterior: Exercício 199
Tente Este: Exercício 26
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português