Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (23)


EXERCÍCIOS - Exercício 261

  • (VUNESP 2021)

Leia o texto, para responder à questão.
McLuhan já alertava que a aldeia global resultante das mídias eletrônicas não implica necessariamente harmonia. Implica, sim, que cada participante das novas mídias terá um envolvimento gigantesco na vida dos demais membros, que terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser e fazer o uso que quiser das informações que conseguir. A aclamada transparência da coisa pública carrega consigo o risco de fim da privacidade e a superexposição de nossas pequenas ou grandes fraquezas morais no julgamento da comunidade de que escolhemos participar.
Não faz sentido falar de dia e noite das redes sociais, apenas em número de atualizações nas páginas e na capacidade dos usuários de distinguir essas variações como relevantes no conjunto virtualmente infinito das possibilidades das redes. Para achar o fio de Ariadne no labirinto das redes sociais, os usuários precisam ter a habilidade de identificar e estimar parâmetros, aprender a extrair informações relevantes de um conjunto finito de observações e reconhecer a organização geral da rede da qual participam.
O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais é um poderoso fármaco viciante. Um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia” (do inglês nomobophoby, abreviação de “ no-mobile phone phoby ”, ou “pavor de ficar sem conexão no telefone celular”), descrito como a ansiedade e o sentimento de pânico experimentado por um número crescente de pessoas quando acaba a bateria do dispositivo móvel ou quando ficam sem conexão com a Internet. A informação azul, como toda nova droga, ao embotar a razão e abrir os poros da sensibilidade, pode tanto ser um remédio quanto um veneno para o espírito.
(Vinícius Romanini, Tudo azul no universo das redes.
Revista USP 92. Adaptado)

Da perspectiva do autor, as redes sociais


A) constituem um refúgio para quem procura alhear-se dos problemas individuais, bem como de suas obrigações com o outro.

B) interferem nas atividades do cotidiano, cumprindo o objetivo de desenvolver afinidades entre os internautas.

C) promovem encontros inesperados, permitindo que o internauta obtenha conhecimentos voltados para ações solidárias.

D) representam uma forma de participação na coletividade permeada pela ameaça de perda da intimidade.

E) instituem um novo padrão de comportamento, voltado principalmente para o aprendizado de princípios morais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 262

Vamos para o Anterior: Exercício 260

Tente Este: Exercício 233

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.93ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.66ms))((ts_substr_c=1.02ms))((ts_substr_im=0.86ms))
((total= 9ms))