Procura

PortuguêsCoesão e coerência


EXERCÍCIOS - Exercício 408

  • (VUNESP 2017)

Considerando o papel que a mídia ocupa na política contemporânea, somos obrigados a perguntar: em que espécie de democracia estamos pensando quando desejamos que nossa sociedade seja democrática? Permitam que eu comece contrapondo duas concepções diferentes de democracia. Uma delas considera que uma sociedade democrática é aquela em que o povo dispõe de condições de participar de maneira significativa na condução de seus assuntos pessoais e na qual os canais de informação são acessíveis e livres. Se você consultar no dicionário o verbete “democracia”, encontrará uma definição parecida com essa.

Outra concepção de democracia é aquela que considera que o povo deve ser impedido de conduzir seus assuntos pessoais e os canais de informação devem ser estreita e rigidamente controlados. Esta pode parecer uma concepção estranha de democracia, mas é importante entender que ela é a concepção predominante. Vou dizer algumas palavras sobre essa noção de democracia.

Consideremos a primeira operação de propaganda governamental de nossa era, que aconteceu no governo de Woodrow Wilson, eleito presidente dos Estados Unidos em 1916, bem na metade da Primeira Guerra Mundial. A população estava extremamente pacifista e não via motivo algum que justificasse o envolvimento numa guerra europeia. O governo Wilson estava, na verdade, comprometido com a guerra e tinha de fazer alguma coisa a respeito disso. Foi constituída uma comissão de propaganda governamental, a Comissão Creel, que conseguiu, em seis meses, transformar uma população pacifista numa população que queria destruir tudo o que fosse alemão, entrar na guerra e salvar o mundo.

Entre os que participaram ativa e entusiasticamente na campanha liderada por Wilson estavam intelectuais progressistas, que lançaram mão dos instrumentos mais diversos para conduzir à guerra uma população relutante, por meio do terror e da indução a um fanatismo xenófobo. Inventaram, por exemplo, que os hunos cometiam uma série de atrocidades, como arrancar os braços de bebês belgas, e toda sorte de fatos horripilantes que ainda podem ser encontrados em alguns livros de história.

(Noam Chomsky. Mídia : propaganda política e manipulação. Trad. Fernando Santos. São Paulo, Martins Fontes, 2013. Adaptado)


Assinale a alternativa em que o trecho do texto está reescrito em conformidade com a norma-padrão da língua, tendo-se a expressão destacada substituída pelo pronome correspondente.


A) Permitam que eu comece contrapondo duas concepções diferentes de democracia . (1° parágrafo) → Permitam que eu comece contrapondo-nas.

B) Se você consultar no dicionário o verbete “democracia” … (1° parágrafo) → Se você lhe consultar no dicionário…

C) … o povo deve ser impedido de conduzir seus assuntos pessoais … (2° parágrafo) → … o povo deve ser impedido de conduzir-nos…

D) … motivo algum que justificasse o envolvimento numa guerra europeia . (3° parágrafo) → … motivo algum que o justificasse.

E) … lançaram mão dos instrumentos mais diversos para conduzir à guerra uma população relutante … (4° parágrafo) → … lançaram mão dos instrumentos mais diversos para lhe conduzir à guerra…


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 409

Vamos para o Anterior: Exercício 407

Tente Este: Exercício 357

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=13.49ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.64ms))((ts_substr_c=1.11ms))((ts_substr_im=0.80ms))
((total= 16ms))