Educação físicaDidática e prática de ensino na educação física
- (FGV 2021)
Leia o fragmento a seguir:
“O estudo revelou a polarização temática no campo, a qual se constitui, em números absolutos, predominantemente de dissertações e teses cujo enfoque temático é o biodinâmico e que se concentram em especial nos PPGEF da USP, UNESP e UFRGS. Por outro lado, as temáticas sociocultural e pedagógica podem ser observadas nas dissertações e teses defendidas nos PPGEF UGF e UNICAMP. Achado a ser ressaltado, a vertente pedagógica – característica fundamental da Educação Física – foi encontrada em menor proporção em todos os PPGEF investigados.”
CASTRO, P.H.C. de et al. A produção científica em Educação Física de 2001 a 2010: caminhos da construção de um campo.Movimento, Porto Alegre, 2017.
Levando em conta o fragmento acima e a subdivisão sociocultural, pedagógica e biodinâmica, um olhar pedagógico sobre a temática esporte deve favorecer
A) o olhar sobre o ensino e a aprendizagem dentro do contexto esportivo.
B) a pesquisa histórica e etnográfica da prática esportiva.
C) os aspectos táticos e a análise estatística da prática esportiva.
D) a fisiologia e a bioquímica na explicação do fenômeno esportivo.
E) a biomecânica de movimentos, como o chute no futsal e o passe no basquetebol.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 365
Vamos para o Anterior: Exercício 363
Tente Este: Exercício 36
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física