Procura

Terapia ocupacionalHistória modelos métodos e práticas da terapia ocupacional


EXERCÍCIOS - Exercício 220

  • (COSEAC 2021)

O contexto social é um ponto de partida (e de chegada) geral para a atuação do terapeuta ocupacional, que perpassa horizontalmente diferentes subáreas e grupos populacionais, requerendo o questionamento prévio sobre onde se está para que possa, efetivamente, trabalhar com a inserção e participação social de diferentes sujeitos, individuais e coletivos. Nas especificidades do campo da terapia ocupacional social, pode-se dizer que:


A) A perspectiva coletiva de apreensão da realidade dos grupos populacionais necessita de uma leitura da realidade que se esgota nos elementos individuais. Dessa forma, o perfil ocupacional é importante para o raciocínio clínico da terapia ocupacional.

B) A terapia ocupacional social está voltada para uma ação individualizada para sujeitos ou grupos, com foco na aplicação de técnicas ou abordagens particularizadas.

C) A terapia ocupacional social está voltada para o desenvolvimento de ações pela busca de emancipação e autonomia do sujeito que tem impedimentos e/ou dificuldades socioeconômicas para o acesso aos seus direitos sociais.

D) As ações do terapeuta ocupacional no campo social não requerem a participação direta nas políticas sociais, na arena pública da discussão de projetos e necessidades coletivas.

E) Destacam-se na terapia ocupacional social tecnologias de cuidado próprias voltadas para a dimensão social da vida, sendo os aportes advindos do campo da saúde suficientes para o seu referencial teórico e metodológico.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 221

Vamos para o Anterior: Exercício 219

Tente Este: Exercício 285

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.93ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=1.24ms))((ts_substr_im=1.09ms))
((total= 8ms))