Procura

Terapia ocupacionalHistória modelos métodos e práticas da terapia ocupacional


EXERCÍCIOS - Exercício 77

  • (FADESP 2019)

O documento Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo (AOTA, 2015) relata que, ao longo do processo, os profissionais de Terapia Ocupacional estão continuamente envolvidos em raciocínio clínico sobre o desempenho ocupacional de cada cliente. O raciocínio clínico permite aos profissionais identificar as múltiplas demandas, as habilidades necessárias e o potencial significado das atividades e ocupações, bem como permite obter uma compreensão mais profunda das inter-relações dos aspectos do domínio que afetam o desempenho e apoiam as intervenções centradas no cliente e nos resultados. Sobre o raciocínio clínico em Terapia Ocupacional é correto afirmar o seguinte:


A) os tipos de intervenções utilizadas pelo terapeuta ocupacional podem ser as seguintes: o uso terapêutico de ocupações e atividades; métodos preparatórios, tais como o uso de dispositivos de tecnologia assistiva e tarefas preparatórias; educação e treinamento; advocacia; e intervenções em grupo.

B) o raciocínio clínico garante a seleção precisa e a aplicação de avaliações e intervenções terapêuticas ocupacionais. Os profissionais devem priorizar o uso de instrumentos, protocolos e métodos que enfoquem os efeitos da doença, da incapacidade, da interrupção ou privação da ocupação, a fim de conduzir a intervenção para minimizar tais aspectos, promovendo melhores ganhos funcionais ao usuário.

C) a análise da atividade compõe o raciocínio clínico em Terapia Ocupacional. Os profissionais analisam as demandas de uma atividade ou ocupação para entender as estruturas específicas do corpo, as funções do corpo, as habilidades de desempenho e os padrões de desempenho necessários e determinam as demandas genéricas da atividade ou ocupação realizada pelo cliente, independente do objetivo, do contexto e do significado cultural que a pessoa atribui à atividade.

D) para melhor compreensão das demandas do usuário, o processo de avaliação deve seguir uma ordem exata de procedimentos: primeiramente, determinar o perfil ocupacional, coletando os dados relacionados às demandas dos clientes e dificuldades e inquietações sobre o desempenho ocupacional; findada essa etapa, o terapeuta ocupacional pode proceder à avaliação do desempenho ocupacional, que busca os objetivos alvo da intervenção e as principais barreiras e os facilitadores relacionados ao desempenho ocupacional.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 78

Vamos para o Anterior: Exercício 76

Tente Este: Exercício 268

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.22ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.14ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 5ms))