MedicinaGastroenterologia (3)
- (FAU 2021)
Paciente do sexo masculino, 64 anos, com cirrose hepática por álcool, está abstinente há mais de 1 ano e possui como complicações ascite moderada e varizes de esôfago de médio calibre. Nega outras comorbidades. Está em uso de propranolol 40mg 12/12h, espironolactona 200mg ao dia e furosemida 40mg ao dia. Desenvolve episódio de mal estar, mialgias, inapetência, oligúria e leve confusão mental de evolução há 24 horas, sem febre. Ao exame físico possui sinais vitais normais, com encefalopatia grau II e leve desconforto à palpação do abdome. Demais aparelhos e sistemas sem alterações. Sobre esse caso marque a alternativa correta:
A) O diagnóstico mais provável é síndrome hepatorrenal tipo II e a conduta é reduzir o uso dos diuréticos.
B) O diagnóstico mais provável é síndrome hepatorrenal tipo I e a conduta é suspender o uso dos diuréticos e proceder à hemodiálise.
C) O diagnóstico mais provável é encefalopatia hepática por componente infeccioso e a conduta é internação para rastreio e hidratação, suspendendo as medicações e realizando paracentese diagnóstica.
D) O diagnóstico mais provável é encefalopatia hepática por uso excessivo de diuréticos e a conduta é suspender o uso dos mesmos, com manutenção do propranolol.
E) O diagnóstico mais provável é efeito colateral relacionado às medicações em uso e a conduta é suspender o uso de todas as medicações.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 450
Vamos para o Anterior: Exercício 448
Tente Este: Exercício 252
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina