MedicinaGastroenterologia (3)
- (Prefeitura de Seara - SC 2021)
O risco de doença hepática aumenta acentuadamente em homens que bebem mais que 40g, principalmente mais 80g de álcool/dia (equivalente cerca de 2 a 8 latas de cerveja, 3 a 6 doses de destilado ou 3 a 6 taças de vinho) durante mais de 10 anos. Para o desenvolvimento de cirrose, o consumo é geralmente maior que 80g/dia, por mais de 10 anos. Mas apenas alguns etilistas crônicos desenvolvem doença hepática, indicando que existem outros fatores envolvidos. A respeito do alcoolismo crônico é CORRETO afirmar-se:
A) Esteatose hepática é a consequência inicial e mais comum do consumo exagerado de bebidas alcoólicas, sendo potencialmente irreversível, mesmo com suspensão de ingestão.
B) Em alcoólatras a encefalopatia de Wernicke e psicose de Korsakoff são resultantes da deficiência de vitamina B12.
C) O alcoolismo crônico, em seu espectro de complicações, pode causar a contratura da fáscia palmar de Dupuytren, aranhas vasculares, hipogonadismo.
D) A coexistência de cirrose alcoólica, acúmulo de ferro e hepatite C crônica não está relacionado ao risco de carcinoma hepatocelular.
E) Mulheres são mais suscetíveis que os homens ao desenvolvimento de doença hepática pelo álcool por apresentarem maior quantidade de álcool desidrogenase na mucosa gástrica.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 373
Vamos para o Anterior: Exercício 371
Tente Este: Exercício 146
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina