PortuguêsInterpretação de textos (2)
- (VUNESP 2017)
Leia o texto “Sem meio-termo”, para responder à questão.
“Rei Arthur – A lenda da espada” é daqueles filmes sem meio-termo. Ou gosta, ou não gosta. E há argumentos convincentes para qualquer lado da balança de opiniões.
O diretor que assina essa espécie de versão pós-moderna do mítico personagem, Guy Ritchie, não mediu esforços para impressionar a plateia.
Tudo na tela é hipérbole. A potente trilha sonora e a avalanche de efeitos especiais permeiam uma narrativa costurada num ritmo alucinante.
A edição, marcada por idas e vindas e cortes rápidos, nos deixa sem respirar. Uma experiência vertiginosa, que hiperestimula os sentidos nos 126 minutos de projeção. Delírio para uns, martírio para outros.
O cartão de visitas do longa traz uma batalha épica com direito a elefantes gigantescos, na linha de “Senhor dos Anéis” ou de algum episódio de “Game of Thrones”.
Daí em diante, o roteiro segue religiosamente a fórmula da jornada do herói: de “zé-ninguém”, Arthur se transforma no lendário rei ao arrancar a espada Excalibur de uma pedra e superar incontáveis obstáculos.
(Marina Galeano. Guia Folha , 19 a 25 de maio de 2017. Adaptado)
De acordo com o texto, é correto afirmar que a autora
A) consegue convencer os leitores de que ”Rei Arthur” é um bom filme de ação e, sem exceções, agradará aos espectadores.
B) informa aos leitores que, além de sequências rápidas, não faltam ao filme efeitos especiais e trilha sonora impressionantes.
C) expõe sua opinião positiva sobre o filme “Rei Arthur”, porém não o compara com outras obras de gênero semelhante.
D) resume para os leitores a trajetória da personagem principal e aponta, como uma falha do longa, o ritmo monótono de algumas cenas.
E) considera que a melhor qualidade do filme está no fato de o diretor ter narrado a jornada do herói de forma não convencional.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 342
Vamos para o Anterior: Exercício 340
Tente Este: Exercício 18
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português