PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (18)
- (MS CONCURSOS 2020)
“O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo
estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam
por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre
outros. Como já indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos
(Resolução CNE/CEB nº 7/2010), essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa
etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as
etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos
Finais” (Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Educação é a Base. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/).
À luz desse documento, responda à próxima questão.
Qual das alternativas pode ser considerada incorreta?
A) A incerteza e o tratamento de dados são estudados na unidade temática Probabilidade e Estatística. Ela propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em muitas situações-problema da vida cotidiana, das ciências e da tecnologia.
B) Com base nos recentes documentos curriculares brasileiros, a BNCC leva em conta que os diferentes campos que compõem a Matemática reúnem um conjunto de ideias fundamentais que produzem articulações entre eles: equivalência, ordem, proporcionalidade, interdependência, representação, variação e aproximação.
C) A análise de gráficos divulgados pela mídia, elementos que podem induzir a erros de leitura ou de interpretação, é objeto de conhecimento da unidade temática: álgebra.
D) A aprendizagem de Álgebra, como também aquelas relacionadas a Números, Geometria e Probabilidade e Estatística, podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos, tendo em vista que eles precisam ser capazes de traduzir uma situação dada em outras linguagens, como transformar situações-problema, apresentadas em língua materna, em fórmulas, tabelas e gráficos e vice-versa.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 140
Vamos para o Anterior: Exercício 138
Tente Este: Exercício 411
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português