DiversosDiversos (33)
- (IBADE 2020)
“Em 1928, utilizando-se das idéias de Nordaus, o arquiteto e teórico racista Paul Schultze-Naumburg publica o livro “Kunst und Rasse“( Arte e Raça), no qual aparece pela primeira vez a associação da arte moderna com o termo entartet ( degenerado). (…)A campanha nazista contra a arte moderna começa com a tomada de poder. Em 1933, Hitler fecha a Escola Bauhaus e e promove a primeira exposição difamatória da arte moderna em Karlsruhe e Mannheim. (…) Mais de 16.500 obras de arte consideradas degeneradas são confiscadas, muitas das quais foram destruídas ou perdidas. Obras de valor – como Auto Retrato(1888) de Vincent Van Gogh (1853 - 1890) ou Acrobatae Jovem Arlequim(1905), de Pablo Picasso (1881 - 1973) - são vendidas num leilão em 1939 na Galeria Fischer, em Lucerna, Suíça, e revertidas em divisas para os nazistas.
( Adaptado dehttp://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo328/artedegenerada)
A alternativa relacionada aos artistas citados no fragmento acima é:
A) os dois artistas são expoentes da arte moderna ao final do século XIX, movimento precursor do abstração.
B) a fase azul e fase rosa marcam o trabalho inicial de Picasso enquanto a geometrização da natureza identifica Van Gogh nos primeiros trabalhos de Aix-enProvence.
C) a cor é o elemento expressivo em Van Gogh e o cubismo marcou a obra artística de Picasso.
D) a telea “Guernica” (1937) de Picasso identifica os horrores da Guerra Civil Espanhola e a pintura “Os pobres na praia” (1903) inicia a pesquisa cubista de Picasso.
E) a pesquisa artística iniciada por Picassso tem um importante desdobramento na visualidae de Van Gogh.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 422
Vamos para o Anterior: Exercício 420
Tente Este: Exercício 15
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos