DiversosDiversos (33)
- (UFMG 2019)
Em 1986, no governo Sarney, foi criada a primeira lei brasileira de incentivos fiscais para financiar a cultura: a chamada Lei Sarney. No governo seguinte, de Collor (1990), a Lei Sarney foi extinta, mas deu origem a outra lei de incentivo, a Lei Rouanet, que já foi submetida a várias reformas.
Todas as alternativas a seguir apresentam críticas a lógica das leis de incentivo, EXCETO :
A) As leis de incentivo à Cultura no Brasil delegam o poder de deliberação de políticas culturais, que passa do Estado para as empresas e seus departamentos de marketing.
B) As leis brasileiras de incentivo à Cultura propiciam apoios equivocados à Cultura mercantil que visa retorno meramente comercial.
C) As leis de incentivo à Cultura ocasionam concentração regional dos recursos, uma vez que a imensa maioria dos recursos advindos da renúncia fiscal são captados por projetos na região Sudeste.
D) As leis de incentivo à Cultura permitem o repasse de recursos diretos, principalmente a partir da Lei Rouanet, a artistas reconhecidos, com carreira já consolidada no mercado, em detrimento de projetos de artistas ainda no início de carreira.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 55
Vamos para o Anterior: Exercício 53
Tente Este: Exercício 168
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos