Procura

PedagogiaPráticas avaliativas: sujeitos objetos e métodos da avaliação


EXERCÍCIOS - Exercício 28

  • (IFB 2017)

No campo educativo um dos assuntos com grande destaque e que traz muita discussão é o tema avaliação. A obra “Avaliação Educacional: trabalhando na contração”, discute suas possibilidades para além da simples aprovação e reprovação, fazem destaque na obra sobre três níveis de avaliação integrados entre si: da aprendizagem, institucional e de redes de ensino.

FREITAS, Luiz Carlos de; SORDI, Mara Regina Lemes; MALAVASI, Maria Marcia Sigrist; FREITAS,

Helena Costa Lopes de. Avaliação educacional: Caminhando pela contramão. 5ª Ed. Vozes, 2012.

Na perspectiva abordada na obra, sobre avaliação, marque a alternativa CORRETA:




A) muitos livros didáticos cometem o equívoco de situar a avaliação como atividade formal que ocorre no final do processo de ensino e aprendizagem;

B) cabe ao professor a reflexão sobre o processo avaliativo, a equipe escolar não se envolve nesse processo porque não faz parte de suas atribuições institucionais;

C) a avaliação em redes consiste na criação de um conselho gestor da avaliação composto por representantes da administração pública, profissionais da escola e sem representação dos pais;

D) a avaliação institucional é o ponto de encontro entre os dados advindos da avaliação dos alunos, feita pelos professores e realizada pelo sistema, pois ambas tem como sujeito principal o professor;

E) a prática, até então predominante no Brasil, quando se refere à avaliação em larga escala nas redes de ensino, considera o município como unidade, e não a federação.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 29

Vamos para o Anterior: Exercício 27

Tente Este: Exercício 16

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.52ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=0.58ms))((ts_substr_im=0.92ms))
((total= 9ms))