PedagogiaPráticas avaliativas: sujeitos objetos e métodos da avaliação
- (CESGRANRIO 2013)
Avaliação é um processo que envolve diferentes etapas e em que, na etapa do recolhimento de dados, podem ser utilizados diversos instrumentos, como teste, observação, portfólios e entrevista.
Num ambiente profissional, para fins de acompanhamento dos processos de aprendizagem dos sujeitos, o portfólio é um instrumento útil de avaliação.
Uma característica própria do trabalho com portfólio é a possibilidade de
A) obter informações que permitem entender os problemas a serem resolvidos pela perspectiva do sujeito do processo.
B) medir o conhecimento que os sujeitos acumularam ao longo do percurso de aprendizagem.
C) verificar atitudes tais como respeito, capacidade de ouvir, de tomar decisões em conjunto e de solidariedade entre os membros das equipes.
D) compilar todos os trabalhos realizados pelos participantes durante um curso como subsídio de autoavaliação sobre o próprio trabalho.
E) gerar dados que, mesmo sendo colhidos de forma mais superficial, proporcionam a captação imediata dos resultados.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 44
Vamos para o Anterior: Exercício 42
Tente Este: Exercício 70
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia