Procura

PedagogiaPráticas avaliativas: sujeitos objetos e métodos da avaliação


EXERCÍCIOS - Exercício 48

  • (CS-UFG 2018)

Leia o texto.
Os critérios de avaliação do saber dos meninos e meninas que a escola usa, intelectualistas, formais, livrescos, necessariamente ajudam as crianças das classes sociais chamadas favorecidas, enquanto desajudam os meninos e meninas populares. E na avaliação do saber das crianças, quer quando recém chegam à escola, quer durante o tempo em que nela estão, a escola, de modo geral, não considera o saber de experiência feito que as crianças trazem consigo. Mais uma vez, a desvantagem é das crianças populares. FREIRE, P. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Nessa reflexão sobre a avaliação escolar, Freire deixa implícita em sua análise


A) a compreensão de que as crianças que carecem de contato com o mundo letrado têm uma natureza diferente das demais.

B) a ideia de que o saber de experiência feito das crianças é mais importante, por exemplo, que a competência linguística.

C) o entendimento de que a avaliação escolar deve justamente apontar as lacunas de conhecimento das crianças.

D) a defesa pela democratização dos critérios de avaliação do saber que a escola deveria implementar.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 49

Vamos para o Anterior: Exercício 47

Tente Este: Exercício 69

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=35.19ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=1.09ms))((ts_substr_im=0.89ms))
((total= 38ms))