MedicinaPediatria e neonatologia (3)
- (OBJETIVA 2019)
A epidemia pediátrica de AIDS está entrando em uma nova fase, com crianças infectadas por via vertical, passando pela adolescência e chegando à idade adulta. O sucesso na prevenção da transmissão vertical, principal via de aquisição do vírus da imunodeficiência humana (HIV) em pediatria, ocasionou a redução dos casos novos em crianças, especialmente em países desenvolvidos. Em relação ao HIV/AIDS, assinalar a alternativa CORRETA:
A) Sem tratamento, o curso clínico da infecção pelo HIV é mais rápido no adulto do que na criança, em consequência da imaturidade imunológica.
B) No Brasil, a restrição do aleitamento materno como medida profilática da transmissão vertical do HIV não é obrigatória.
C) Se a carga viral do HIV for detectável nas primeiras 48 horas de vida, indica-se que não houve infecção intrauterina.
D) Em relação à faixa etária pediátrica, o cuidado da gestante deve ser o ponto de partida nos esforços de controle da epidemia. Sem tratamento, as gestantes infectadas pelo HIV podem transmitir a infecção para seus filhos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 408
Vamos para o Anterior: Exercício 406
Tente Este: Exercício 393
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina