MedicinaPediatria e neonatologia (3)
- (COPESE - UFT 2019)
Recém-nascido, com 24 horas de vida, mãe apresentou na gestação exame de toxoplasmose com 12 semanas, IgG negativo e IgM positivo. Com 22 semanas, a nova sorologia deu IgG negativo e IgM positivo, e a avidez não pôde ser realizada. Desse momento em diante, não foram mais colhidos exames e o obstetra optou por não tratar toxoplasmose. Levando em consideração esses exames, qual a conduta adequada nesta criança?
A) A gestante apresentava um exame IgM falso positivo, o que torna ela susceptível à doença, sendo recomendada a coleta de exames da mãe neste momento.
B) Não existe a necessidade de investigação, já que não ocorreu a doença. Desse modo, não existe clínica da doença no período que justifica nova investigação.
C) Deve-se investigar a criança com exames de imagem e sorologias, já que a mãe apresentou toxoplasmose na gestação e não foi tratada.
D) Deve-se colher a sorologia da criança para acompanhar a queda dos títulos de IgM, que passaram pela barreira transplacentária.
E) Afasta-se a possibilidade de doença, uma vez que a mãe tem um IgM falso positivo, não sendo possível adquirir a doença nesse momento.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 173
Vamos para o Anterior: Exercício 171
Tente Este: Exercício 497
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina