MedicinaPediatria e neonatologia (3)
- (COPESE - UFT 2019)
Linfonodomegalias são frequentes na infância. Apesar da etiologia benigna e transitória na maioria dos casos, o diagnóstico correto é essencial para o tratamento de algumas doenças infecciosas ou neoplásicas.
Levando em consideração essas informações, assinale a alternativa que contempla uma conduta médica adequada na abordagem da adenomegalia:
A) Sempre que existir a presença de sinais flogísticos, o pediatra pode realizar o teste terapêutico com antibióticos, mantendo observação da evolução do caso.
B) Na vigência de linfadenomegalia disseminada, recomenda-se formalmente a biópsia por exérese ganglionar, escolhendo-se o gânglio mais representativo.
C) A presença de um único gânglio aumentado ou de apenas uma cadeia ganglionar com hiperplasia praticamente exclui o diagnóstico de doença neoplásica, permitindo ao médico investigar doenças de outra natureza.
D) Linfonodo com sinais flogísticos contraindica a punção aspirativa por agulha, visando à coleta de material para cultura de bactérias, micobactérias e fungos, por ter risco aumentado de fistulizar.
E) A presença de gânglio epitroclear palpável, sítio anatômico não habitualmente relacionado a tecido linfático, caracteriza indicação de biópsia e investigação por imagem.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 161
Vamos para o Anterior: Exercício 159
Tente Este: Exercício 28
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina