MedicinaPediatria e neonatologia (3)
- (COPESE - UFT 2019)
O esclarecimento precoce do diagnóstico etiológico das diferentes causas de icterícia no recém-nascido ou lactente é fundamental para uma conduta médica adequada, o qual exerce uma influência decisiva no prognóstico e na qualidade de vida de muitos pacientes. Uma das possibilidades é que a icterícia seja decorrente de uma síndrome colestática.
Assim, assinale a alternativa CORRETAa respeito da síndrome colestática do lactente:
A) Uma das causas mais frequentes na síndrome colestática do lactente é a icterícia provocada pelo aleitamento materno, diagnóstico muitas vezes negligenciado pelo médico.
B) A redução na conjugação da bilirrubina nos hepatócitos, que tem entre suas causas a síndrome de Crigler Najjar, cursa com aumento evidente da bilirrubina direta e aumento da gamaglutamiltranspeptidase (Gama GT).
C) É frequente o aumento da bilirrubina direta no período neonatal, geralmente decorrente de incompatibilidade sanguínea ou por causas enzimáticas específicas, como deficiência transitória da uridina difosfatase glicuronosiltransferase (UGT).
D) A importância obstrutiva das vias biliares pode ser estimada pelo grau de colúria e de hipocolia, sendo que essa monitorização clínica tem boa acurácia no diagnóstico diferencial entre processo intrahepático e extrahepático.
E) Aumento da produção da bilirrubina, diminuição da sua captação, redução da conjugação pelos hepatócitos levam à hiperbilirrubinemia indireta. A diminuição da sua secreção leva à hiperbilirrubinemia direta, característica da síndrome colestática.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 165
Vamos para o Anterior: Exercício 163
Tente Este: Exercício 219
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina