PedagogiaBase nacional comum curricular - bncc
- (CPCON 2019)
Se a linguagem é comunicação, pressupõe interação entre as pessoas que participam do ato comunicativo com e pela linguagem. Cada ato de linguagem não é uma criação em si, mas está inscrito em um sistema semiótico de sentidos múltiplos e, ao mesmo tempo, em um processo discursivo. (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.Brasília: MEC, 2016, p. 60).
Nesta perspectiva, considerando-se a informação da citação acima, a alternativa que responde CORRETAMENTE é:
A) Um ensino com ênfase nos conteúdos gramaticais pode desenvolver no aluno a competência necessária para deixá-lo habilitado para o domínio de uma língua padrão supostamente uniforme e inalterável.
B) Uma concepção interacionista da linguagem, eminentemente funcional e contextualizada, pode fundamentar um ensino de língua que seja individual e socialmente produtivo e relevante.
C) Um processo de aquisição da escrita exitoso pode ignorar a interferência do sujeito aprendiz destituída de qualquer valor interacional.
D) Uma atividade de leitura centrada na decodificação exige que o aluno saiba ler, apenas, para recuperar os elementos literais e explícitos na superfície do texto.
E) Uma concentração das atividades, em torno da produção textual, deve desenvolver, apenas, os saberes gramaticais com o viés da redução ou dos simplismos que interesses menores emprestam ao uso da língua.
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