PedagogiaBase nacional comum curricular - bncc
- (FUNCERN 2019)
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Nesse sentido, na BNCC, competência é definida como
A) um dos instrumentos necessário a aprendizagem, encarregado de possibilitar o contato sistemático e intenso dos estudantes com o sistema de leitura e escrita, com os sistemas de contagem e de mensuração com os conhecimentos acumulados e organizados pelas diversas disciplinas científicas.
B) a técnica responsável pela função simbólica do conhecimento. Assenta-se em símbolos e signos cujos objetivos é compreender a organização do conhecimento acumulado de forma científica, por meio da assimilação de habilidades, atitudes e procedimentos.
C) um conjunto de regras que disciplinam o ensino e o currículo, mediante o domínio de métodos, procedimentos, técnicas e recursos auxiliares que tornam os conteúdos de ensino significativos aos estudantes e os instrumentalizam para as avaliações curriculares e do mundo do trabalho.
D) a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
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