PedagogiaBase nacional comum curricular - bncc
- (FEPESE 2019)
Segundo o texto da Base Nacional Comum Curricular (2018), “a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas”.
Sobre essa consideração, é corretoafirmar que:
A) Torna-se desnecessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.
B) Precisam-se evitar registros que evidenciem os processos vivenciados pelas crianças ao longo de sua trajetória na Educação Infantil pois não podem contribuir para a compreensão da história de vida escolar de cada aluno do Ensino Fundamental.
C) Deve-se garantir a integração e a continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa.
D) Não são consideradas importantes conversas ou visitas e troca de materiais entre os professores das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental – Anos Iniciais porque são irrelevantes na inserção das crianças nessa nova etapa da vida escolar.
E) Dispensa-se um equilíbrio entre as mudanças introduzidas e a continuidade das aprendizagens, de modo que a nova etapa se construa com base no que os educandos sabem e são capazes de fazer, evitando a fragmentação e a descontinuidade do trabalho pedagógico.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 47
Vamos para o Anterior: Exercício 45
Tente Este: Exercício 233
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia