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PedagogiaBase nacional comum curricular - bncc


EXERCÍCIOS - Exercício 217

  • (FUNCERN 2019)

“[...] a transição entre a educação infantil e o ingresso no ensino fundamental requer atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas[...]”. Torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes. (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2017). Com base nas orientações contidas na BNCC sobre o processo de transição entre a educação infantil e o ensino fundamental, é correto afirmar que:


A) É importante consultar as informações contidas em relatórios, portfólios ou outros registros que evidenciem os processos vivenciados pelas crianças ao longo de sua trajetória na Educação Infantil. Esses documentos podem contribuir para a compreensão da história de vida escolar de cada aluno do Ensino Fundamental.

B) É inapropriado conversas ou visitas e troca de materiais entre os professores das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, pois tais condutas não se coadunam a ética profissional, pois cada escola possui suas particularidades. Esse tipo de ação dificulta a inserção das crianças, pois tendem a produção de “rótulos” nessa nova etapa da vida escolar.

C) É indispensável um rompimento entre as práticas pedagógicas da educação infantil para o ensino fundamental, mudanças precisam ser introduzidas. Torna-se necessário dar descontinuidade das aprendizagens do mundo do “faz de conta”, de modo que a nova etapa se construa com base no que os educandos sabem e são capazes de fazer, evitando a fragmentação e a descontinuidade do trabalho pedagógico.

D) É primordial que os direitos e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, apresentem-se como marcos balizadores das aprendizagens esperadas em cada campo de experiências. No entanto, as rupturas entre a educação infantil e o ensino fundamental são necessárias. Os objetivos explorados em todo o segmento da Educação Infantil são condições ou pré-requisitos para o acesso ao Ensino Fundamental, sem o domínio dos mesmos a criança não pode avançar da educação infantil para o ensino fundamental.


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