PedagogiaBase nacional comum curricular - bncc
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
No âmbito do Campo artístico-literário, trata-se de
possibilitar o contato com as manifestações artísticas
em geral, e, de forma particular e especial, com a arte
literária e de oferecer as condições para que se possa
reconhecer, valorizar e fruir essas manifestações.
Está em jogo a continuidade da formação do leitor
literário, com especial destaque para o desenvolvimento
da fruição, de modo a evidenciar a condição estética
desse tipo de leitura e de escrita. Para que a função
utilitária da literatura — e da arte em geral — possa dar
lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e
mobilizadora, é preciso supor — e, portanto, garantir a
formação de — um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito
que seja capaz de se implicar na leitura dos textos,
de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido,
de responder às suas demandas e de firmar pactos
de leitura. Para tanto, as habilidades, no que tange à
formação literária, envolvem conhecimentos de gêneros
narrativos e poéticos que podem ser desenvolvidos
em função dessa apreciação e que dizem respeito,
no caso da narrativa literária, a seus elementos (espaço,
tempo, personagens); às escolhas que constituem o
estilo nos textos, na configuração do tempo e do espaço
e na construção dos personagens; aos diferentes
modos de se contar uma história (em primeira ou
terceira pessoa, por meio de um narrador personagem,
com pleno ou parcial domínio dos acontecimentos);
à polifonia própria das narrativas, que oferecem níveis
de complexidade a serem explorados em cada ano
da escolaridade; ao fôlego dos textos. No caso da
poesia, destacam-se, inicialmente, os efeitos de sentido
produzidos por recursos de diferentes naturezas, para
depois se alcançar a dimensão imagética, constituída de
processos metafóricos e metonímicos muito presentes
na linguagem poética.
Disponível em<http://baseacionalcomum.mec.gov.br/> .
Acesso em: 20 fev. 2019
De acordo com a BNCC, assinale a alternativa que apresenta uma habilidade relativa ao campo artístico-literário.
A) Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial e as hesitações.
B) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
C) Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.
D) Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros / imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.
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