Procura

PedagogiaEvasão escolar: causas e conseqüências


EXERCÍCIOS - Exercício 22

  • (FURB 2019)

Ao que compete à evasão, abandono e repetência, afirma-se:
( ) A escola é apontada como responsável pelo sucesso ou fracasso dos alunos, principalmente daqueles pertencentes às categorias vulneráveis da população, explicando teoricamente o caráter reprodutor dessa instituição. (Bourdieu e Passeron) ( ) Nos anos 80, atribuía-se ao Estado a responsabilidade pelo fracasso escolar do educando na escola: a repetência nas quatro primeiras séries era tão grande que os educandos acabavam por abandonar a escola. (“A pedagogia da repetência”, de Ribeiro) ( ) A evasão e a repetência são reflexos da forma como a escola recebe e exerce ação sobre as pessoas dos diferentes segmentos da sociedade. ( ) Na evasão escolar, estão implicados fatores como a falta de escolas, a necessidade de renda e trabalho, a falta de interesse e o excelente ensino oferecido aos filhos da classe trabalhadora. ( ) Faltas, atos delinquentes e abuso de substâncias ilegais são preditores débeis de abandono e de fracasso escolar.
Considerando V, às assertivas verdadeiras, e F, às falsas, a sequência correta está em:


A) F – V – V – F – V.

B) F – F – V – F – V.

C) F – F – V – V – V.

D) V – F – V – F – F.

E) V – V – V – F – F.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 23

Vamos para o Anterior: Exercício 21

Tente Este: Exercício 8

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.29ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.48ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 5ms))