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PedagogiaEvasão escolar: causas e conseqüências


EXERCÍCIOS - Exercício 20

  • (VUNESP 2019)

O conceito de evasão não é consensual entre os autores, o que provoca dificuldades de comparação e induz a interpretações enganosas. Segundo as diversas pesquisas e dados oficiais do MEC, o índice de evasão no ensino superior é assustadoramente alto, de aproximadamente 45%. No entanto, o significado dessa aparente evasão não é necessariamente ruim. Boa parte dela pode significar apenas mudança de curso. Diante da diversidade de significado do conceito, a evasão no ensino superior pode ser entendida como de dois tipos: a evasão aparente e a real, sendo que


A) a evasão aparente se daria com jubilamento, desligamento, perda de vagas ou matrículas canceladas.

B) a evasão real se daria por abandono, transferência externa e transferência interna.

C) tanto a evasão aparente como a real são motivadas por questões financeiras e não acadêmicas.

D) tanto a evasão aparente como a real são motivadas por questões acadêmicas, possuindo uma aura de exclusão e fracasso.

E)

a evasão real se daria pelo abandono definitivo do sistema de ensino por parte do estudante.




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