PedagogiaEvasão escolar: causas e conseqüências
- (VUNESP 2019)
O conceito de evasão não é consensual entre os autores, o que provoca dificuldades de comparação e induz a interpretações enganosas. Segundo as diversas pesquisas e dados oficiais do MEC, o índice de evasão no ensino superior é assustadoramente alto, de aproximadamente 45%. No entanto, o significado dessa aparente evasão não é necessariamente ruim. Boa parte dela pode significar apenas mudança de curso. Diante da diversidade de significado do conceito, a evasão no ensino superior pode ser entendida como de dois tipos: a evasão aparente e a real, sendo que
A) a evasão aparente se daria com jubilamento, desligamento, perda de vagas ou matrículas canceladas.
B) a evasão real se daria por abandono, transferência externa e transferência interna.
C) tanto a evasão aparente como a real são motivadas por questões financeiras e não acadêmicas.
D) tanto a evasão aparente como a real são motivadas por questões acadêmicas, possuindo uma aura de exclusão e fracasso.
E)
a evasão real se daria pelo abandono definitivo do sistema de ensino por parte do estudante.
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