PedagogiaEvasão escolar: causas e conseqüências
- (IF-MS 2019)
Segundo os resultados observados por Dore (2014), em sua pesquisa sobre a evasão nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais, os fatores associados à evasão são múltiplos, envolvendo questões individuais do estudante e institucionais da escola. A exemplo do exposto, analise as afirmativas a respeito dos fatores apresentados na pesquisa e assinale a alternativa que se refere aos fatores individuais.
I. A situação econômica dos estudantes, que têm de deixar os estudos por falta de recursos para fazer o curso, o que os levam a procurar trabalho;
II. A falta de suporte acadêmico, tais como apoio psicopedagógico, monitoria e aulas extras;
III. A opção por curso superior, seja pela maior valorização do profissional com nível superior pelo mercado, seja pela possibilidade de mudança de carreira quando o estudante não se identifica com o curso técnico;
IV. A não identificação com a área do curso técnico, devido à falta de informação e orientação prévia para a escolha da carreira profissional;
V. A falta de incentivo aos estudos pela escola, por não estimular a disciplina e a frequência às aulas, dando excesso de liberdade aos alunos e ocasionando, por vezes, problemas de reprovação.
A) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B) As afirmativas I, IV e V estão corretas.
C) As afirmativas II, IV e V estão corretas
D) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
E) As afirmativas III, IV e V estão corretas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 19
Vamos para o Anterior: Exercício 17
Tente Este: Exercício 22
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia